Sábado, 29 de Novembro de 2008

OS MESES DO ANO - ABRIL

 

 
Abril é o quarto mês do calendário gregoriano, formado por 30 dias, que no hemisfério norte corresponde à primavera e no hemisfério sul ao outono. Abril foi o segundo mês do calendário romano, quando este era começado por Março, o mês de Marte, pai de Rômulo, o fundador da cidade de Roma.
A origem do nome perdeu-se com o tempo, a teoria mais comum é que Abril deriva do verbo latino Aperire (Aprilis), que significa o “abrir” das flores, das árvores e da natureza. Os romanos costumavam dedicar os meses aos deuses, Abril era o mês consagrado a Vênus, a deusa do amor romana, divindade correspondente à Afrodite dos gregos, que tinha as suas festas sagradas no primeiro dia do mês. Desta dedicação à Vênus, surge a segunda teoria que Abril inicialmente chamado de Aphrilis, seria um nome latino de Afrodite, ou ainda, seja derivado do nome etrusco da deusa, Aprus.
As lendas persistiram até os dias atuais, o que levou à tradição popular de que os amores iniciados em Abril serão eternos, o que fez do mês um dos mais venerados pelo romantismo dos amantes.

Vênus, Deusa do Amor Nascida da Espuma do Mar

Vênus, deusa do amor dos romanos, ou Afrodite, dos gregos, segundo a lenda, teria nascido da espuma do mar. Na luta dos deuses pelo poder, uma noite, quando Urano (Céu) desceu sobre Gaia (Terra) para fecundá-la, Cronos (Saturno), aproximou-se e cortou com um só golpe de foice, os testículos do pai, atirando-os ao mar. No mar formou-se uma enorme espuma dos órgãos arrancados de Urano, da qual surgiu Afrodite (Vênus), a mais bela de todas as deusas, amparada em uma grande concha de madrepérolas. Os Zéfiros sopraram-na para a ilha de Chipre, onde estavam à sua espera as Horas, que lhe cobriram com uma túnica imortal e adornaram os seus longos cabelos loiros com singelas violetas.
Afrodite é a deusa do amor, a maior força que conduz o homem. Esta força pode ser tanto a do sentimento mais profundo, como a do desejo sexual insaciável e destrutivo. A sua força como deusa pode engrandecer o homem, como levá-lo à loucura. A deusa era tida como uma força primaveril, que traz o esplendor anual das plantas e a renovação da vida pelo amor, sempre em paralelo com a vida humana e a vegetal, pois a agricultura conduz a força da civilização helênica. Sem a primavera não há a fertilidade, não há a renovação da vida, não há o futuro. Sendo a mais bela das deusas, Afrodite foi obrigada a casar-se com Hefestos (Vulcano), o deus feio e coxo dos vulcões, que em vingança à mãe Hera (Juno), a mantém presa em um trono mágico, só a liberta quando Zeus (Júpiter) entrega-lhe a mais bela das deusas como esposa. Inconformada com o seu destino, Afrodite trai sem culpa o marido com os mais belos deuses: Ares (Marte), Hermes (Mercúrio) e Dionísio (Baco), ou com os mortais Adônis e Anquises.
Afrodite é assimilada pela Vênus romana. Com o passar dos séculos, os mitos das duas tornam-se inseparáveis, fundindo as lendas e as características. A deusa do amor foi a que mais teve o seu mito difundido através da arte dos grandes pintores e escultores pelos séculos. Em Roma o seu culto gerou várias festividades, além do mês que se tornou o Abril atual.

Abris na História do Mundo

01 de Abril
1924 – Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão por alta traição, por pretender depor à força, o governo bávaro, em 8 de novembro de 1923.
1933 – O governo alemão incita o povo a boicotar todos os empreendimentos em que os donos são judeus, iniciando a perseguição aos israelitas na Alemanha.
1939 – Termina a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), com a tomada de Madrid pelas tropas de Franco (na foto, cartaz de propaganda da guerra).

02 de Abril
1917 – O Congresso dos Estados Unidos vota a favor da entrada do país na Primeira Guerra Mundial, contra a Alemanha.
1948 – Para restabelecer a economia européia, debilitada pela Segunda Guerra Mundial, entra em vigor o Plano Marshall.
1982 – Tropas argentinas iniciam a ocupação das Ilhas Malvinas, que estavam sob o domínio da Grã-Bretanha.

03 de Abril
1493 – Fernando de Aragão e Isabel de Castela recebem, em Barcelona, Cristóvão Colombo, que voltava da viagem em que descobrira o continente americano.
1940 – Winston Churchill é nomeado chefe do Conselho de Defesa Britânico, entrando em um momento que a Inglaterra estava em desvantagem diante das forças alemãs, durante a Segunda Guerra Mundial.
1992 – O escudo, moeda portuguesa, adere ao Sistema Monetário Europeu.

04 de Abril
1693 – Dona Joana, princesa de Portugal, filha de Dom Afonso V, é canonizada pelo papa Inocêncio XII.
1948 – Ratificado em Washington, Estados Unidos, o documento que cria a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
1968 – Martin Luther King, líder pacifista do movimento negro dos Estados Unidos, é assassinado em Menphis.

05 de Abril
1794 – Acusado de indulgente e traidor à revolução, o francês George Jacques Danton é guilhotinado.
1879 – Explode a Guerra do Pacífico, conflito envolvendo o Chile, Peru e Bolívia, em razão da delimitação das fronteiras entre os três países.
1952 – Após um golpe de estado e dissolver os partidos políticos, Fulgêncio Batista assume a presidência de Cuba.

6 de Abril
1199 – Ricardo Coração de Leão, rei inglês, é assassinado no castelo de Chaluz, na França.
1895 – Preso o escritor Oscar Wilde, condenado a dois anos de trabalhos forçados por prática de homossexualismo.
1896 – Começa em Atenas, Grécia, a primeira realização dos jogos olímpicos da era moderna.
2005 – Morre, aos 81 anos, o príncipe Rainier III de Mônaco.

07 de Abril
1939 – A Albânia é invadida por tropas italianas.
1980 – Em seqüência à invasão de estudantes à embaixada norte-americana em Teerã, os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com o Irã, impondo ao país severas restrições comerciais.
1994 – Começam os conflitos entre as etnias hutus e tutsis, no Ruanda, que levariam à morte mais de quinhentos mil tutsis (foto).

08 de Abril
1876 – Estréia em Milão, a ópera Gioconda, de Ponchielli.
1939 – A Espanha retira-se da Sociedade das Nações.
1973 – Morre, aos 91 anos, o pintor espanhol Pablo Picasso, um dos maiores gênios da pintura do século XX.

09 de Abril
1940 – Tropas nazistas invadem os países escandinavos, Dinamarca e Noruega.
1966 – Anunciada em Roma, pelo cardeal Ottaviani, a anulação da lista de livros proibidos pela igreja católica.
1986 – A dirigente da oposição paquistanesa, Benazir Bhutto, volta ao Paquistão após dois anos de exílio voluntário na Inglaterra.

10 de Abril
1912 – Sai de Southampton, Inglaterra, para sua primeira e trágica viagem, o Titanic, considerado o navio mais seguro que já se tinha construído.
1919 – Morre a tiros, o líder revolucionário mexicano Emiliano Zapata, vítima de uma emboscada, em Morelos.
1998 – Os partidos da Irlanda do Norte chegam a um acordo de paz, pondo fim a trinta anos de violência.

11 de Abril
1919 – Criada em Genebra, Suíça, a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
1929 – A Alemanha nega asilo político para o soviético Leon Trotsky.
1961 – Tem início em Israel, o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichman, que fora o arquiteto da “Solução Final”, responsável pelo extermínio de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

12 de Abril
1928 – Atentado frustrado contra o rei da Itália, Victor Emanuel III, durante a inauguração da Feira de Mostras de Milão.
1945 – Morre o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, sendo substituído por Harry S. Truman.
1961 – A União Soviética envia a primeira missão espacial tripulada. Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem a ir ao espaço.

13 de Abril
1829 – O Parlamento inglês concede liberdade religiosa aos católicos.
1975 – Eclode a guerra civil no Líbano.
1986 – O papa João Paulo II visita uma sinagoga em Roma, sendo a primeira visita papal registrada a um templo judeu.

14 de Abril
1865 – O presidente norte-americano Abraham Lincoln sofre um atentado, sendo ferido com um tiro na nuca, morrendo no dia seguinte.
1908 – Aprovado pelo Parlamento da Dinamarca, o sufrágio universal e o direito ao voto às mulheres.
1988 – A União Soviética decide retirar as suas tropas do Afeganistão, ao qual invadira em 1979.

15 de Abril
1912 – Após chocar-se com um iceberg perto da Terra Nova, o transatlântico Titanic (foto)naufraga, matando 1513 pessoas.
1953 – Explodem duas bombas na Praça de Maio, em Buenos Aires, durante um discurso do presidente Perón, matando seis pessoas.
1968 – Alexander Dubcek, secretário geral do Partido Comunista da Tchecoslováquia, publica um programa de medidas liberais que incomoda os países do Pacto de Varsóvia.

16 de Abril
1922 – Quatro anos após o fim da Primeira Guerra Mundial, Alemanha e União Soviética restabelecem relações diplomáticas.
1941 – Tropas nazistas invadem Sarajevo, destruindo a principal sinagoga da cidade.
1985 – É abolida na África do Sul, a lei que proibia o casamento entre negros e brancos.

17 de Abril
1535 – Antonio de Mendoza é nomeado o primeiro rei da Nova Espanha, no México.
1897 – A Turquia declara guerra contra a Grécia.
1969 – Começa a Crise Acadêmica de 1969, em Portugal, com greve às aulas e boicote aos exames de junho, provocada pela prisão do líder estudantil Alberto Martins, pela polícia política salazarista.

18 de Abril
1906 – Um grande terremoto sacode a cidade de São Francisco, na Califórnia, destruindo a cidade e matando 452 pessoas.
1946 – Dissolvida a Sociedade das Nações. Suas funções seriam transferidas para a ONU.
1966 – Mao Tsé-Tung lança a grande revolução cultural na China Popular.

19 de Abril
1911 – As universidades de Lisboa, Coimbra e Porto passam a ter autonomia econômica e científica.
1949 – Os Estados Unidos destinam 5,43 bilhões de dólares ao programa de ajuda à Europa.
1999 – Reaberto o edifício do Reichstag em Berlim, para abrigar o Parlamento Alemão. O prédio tinha sido incendiado pelos nazistas em 1933 e devastado durante a II Guerra Mundial.

20 de Abril
1851 – José Rufino Echenique é eleito presidente do Peru.
1965 – A China oferece apoio ao Vietnã do Norte contra a agressão dos Estados Unidos.
1987 – Autorizada nos Estados Unidos o registro de patentes sobre novas formas de vida obtidas por manipulação genética.

21 de Abril
1918 – Derrubado o avião do barão Richthofen (foto), o mais temido piloto alemão, conhecido como “Barão Vermelho” por ter derrubado oitenta aviões inimigos durante a Primeira Guerra Mundial.
1945 – A artilharia soviética bombardeia Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial.
1990 – João Paulo II inicia sua primeira visita ao leste europeu, após a queda do muro de Berlim.

22 de Abril
1915 – Pela primeira são utilizados gases asfixiantes como arma de guerra, durante a Primeira Guerra Mundial.
1981 – Eclode uma greve que mobiliza dez mil mineiros no Chile.
1994 – Morre o ex-presidente norte-americano Richard Nixon.

23 de Abril
1616 –
Morre o dramaturgo inglês William Shakespeare, um dos maiores autores da história, tendo criado obras universais como “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, “Macbeth”, “Rei Lear” e “Othello”.
1952 – Transmitida, ao vivo, pela televisão norte-americana, a explosão da bomba atômica mais potente testada até então.
1967 – Explode no espaço a nave espacial Soyuz, matando o seu piloto, Vladimir Komarov.

24 de Abril
1854 – Casamento do imperador Francisco José da Áustria com Elizabeth de Wittelsbach, a famosa Sissi.
1916 – Eclode uma grande rebelião em Dublin, na Irlanda, contra a autoridade britânica.
1950 – A Jordânia anuncia a anexação da Cisjordânia, incluindo o setor oriental de Jerusalém, que se torna uma cidade dividida.

25 de Abril
1945 – Celebrada a primeira conferência de São Francisco. Cerca de cinqüenta nações representadas na conferência assinaram a Carta das Nações Unidas, que após ter sido ratificada, dá origem oficialmente à Organização das Nações Unidas (ONU), em 24 de outubro de 1945.
1974 – Eclode a Revolução dos Cravos, em Portugal, pondo fim à ditadura de mais de quatro décadas do regime salazarista.
1982 – Israel devolve ao Egito o controle sobre a península do Sinai, ocupada desde 1967, em cumprimento dos tratados de paz assinados em 1979.

26 de Abril
1937 – Os nazistas bombardeiam Guernica, na Espanha, durante a Guerra Civil Espanhola.
1986 – Explode um reator na central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, formando uma grande nuvem radioativa que se estendeu por vários países vizinhos, provocando o maior acidente nuclear de todos os tempos.
1994 – Nelson Mandela ganha com o seu partido, o Conselho Nacional Africano, as primeiras eleições multirraciais da África do Sul, com 62,6% dos votos.

27 de Abril
1945 – Proclamada a segunda República da Áustria e a sua independência da Alemanha nazista, que a anexara em 1938.
1960 – Proclamada a independência do Togo, no continente africano.
1992 – Sérvia e Montenegro proclamam a nova República Federal da Iugoslávia.

28 de Abril
1945 – Benito Mussolini e a sua amante Clara Petacci, são executados por integrantes do Comitê de Libertação da Alta Itália.
1969 – De Gaulle deixa o cargo de presidente da França.
1974 – Mário Soares regressa a Portugal, vindo do exílio em Paris (foto).

29 de Abril
1876 – Concedido, pelo Parlamento britânico, à rainha Vitória, da Inglaterra, o título de Imperatriz da Índia.
1922 – Entra em vigor o código penal argentino, sancionado em 30 de setembro de 1921.
1954 – Negada ajuda militar norte-americana à França, na Indochina.

30 de Abril
1789 – George Washington é eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos.
1945 – Adolf Hitler e a sua companheira Eva Braun, com quem se casara momentos antes, suicidam-se em Berlim.
1975 – Queda de Saigon, pondo fim à sangrenta Guerra do Vietnã.

Abris na História do Brasil

01 de Abril
1641 – Amador Bueno é aclamado rei dos paulistas, mas não aceita a honraria e declara-se fiel à Coroa portuguesa.
1808 – Tem início em Pernambuco a Sublevação dos Marimbondos.
1808 – O príncipe regente d. João libera o estabelecimento de fábricas e manufaturas no Brasil.

02 de Abril
1776 – A coroa portuguesa reconquista o atual Rio Grande do Sul, que estava sob o domínio espanhol desde 1763.
1964 – Ranieri Mazzilli assume a presidência da República, após a deposição do presidente João Goulart.

03 de Abril
1817 – A bandeira da Revolução Pernambucana, contra o governo central, é abençoada no Recife.
1832 – Irrompe no Rio de Janeiro uma sedição militar, comandada pelo Partido Exaltado, com o objetivo de derrubar a regência.
1917 – Navio brasileiro é afundado por submarino alemão na costa da França, fato tido como o estopim para a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial.

04 de Abril
1755 – D. José, rei de Portugal, concede privilégios a portugueses que se casem com índias brasileiras.
1835 – É fundada em Niterói (RJ), a primeira Escola Normal do país, para a formação de professores primários.
1849 – Cai o último foco de resistência dos remanescentes da Revolução Praieira em Água Preta, Pernambuco.

05 de Abril
1968 – A Frente Ampla, aliança política criada por Juscelino Kubitschek, João Goulart e Carlos Lacerda, é extinta pelo governo militar.
1982 – O filme Pra Frente Brasil, de Roberto Farias, que denunciava torturas, é censurado pelo regime militar.
1993 – A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) é privatizada em leilão.

06 de Abril
1831 – Antes de partir para Portugal, d. Pedro I nomeia José Bonifácio tutor dos seus filhos Francisca, Januária e Pedro de Alcântara, herdeiro do trono brasileiro.
1890 – Nasce no Porto, em Portugal, Serafim Leite, autor da História da Companhia de Jesus no Brasil, obra fundamental para o estudo dos jesuítas no Brasil.
1892 – Aparece publicamente pela primeira vez, no Rio de Janeiro, o Manifesto dos Generais, datado de 31 de março.

07 de Abril
1831 – D. Pedro I abdica do trono do Brasil em favor de seu filho, d. Pedro de Alcântara, futuro d. Pedro II.
1835 – Com o fim da Regência Trina, eleita após a abdicação de d. Pedro I, o padre Diogo Feijó é eleito regente único do Brasil.

08 de Abril
1832 – Charles Darwin visita a Praia Grande (Niterói) e a Baía de Guanabara.
1843 – Nasce no Piemonte, Itália, Ângelo Agostini, pintor, desenhista, caricaturista e editor, famoso por suas sátiras políticas.
1970 – Onda de invasões e saques a mercados por flagelados da seca no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí.

09 de Abril
1812 – Morre em Moçambique, na África, o inconfidente Tomás Antonio Gonzaga.
1891 – Circula no Rio de Janeiro, pela primeira vez, o Jornal do Brasil.

10 de Abril
1850 – Morre no Rio de Janeiro frei Antonio de Arrábida, bibliotecário da Biblioteca Nacional e Pública de 1822 a 1831.
1984 – Comício das Diretas Já! reúne cerca de 1 milhão de pessoas em frente à igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.
1989 – Polícia sufoca motim de 800 presos em Corumbá (MS), que deixou um saldo de 12 mortos.

11 de Abril
1917 – O Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha.
1935 – Os militantes comunistas Luiz Carlos Prestes e Olga Benário chegam ao Brasil usando passaportes falsos.
1990 – O Plano Collor I é aprovado pelo Congresso Nacional, e confisca a poupança dos brasileiros por um ano e meio.

12 de Abril
1972 – Tem início a Guerra do Araguaia, após um ataque do Exército a militantes do PC do B.
1972 – É criado por decreto o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT).

13 de Abril
1831 – D. Pedro I parte do Rio de Janeiro, rumo a Portugal, com o objetivo de depor do trono seu irmão d. Miguel.
1917 – Navios alemães ancorados no Brasil são confiscados em represália ao afundamento de um navio brasileiro na Europa, durante a Primeira Guerra Mundial.

14 de Abril
1832 – Começa em Recife, Pernambuco, o movimento revolucionário conhecido como “Abrilada”.
1857 – Nasce no Maranhão, Aluísio Azevedo, um dos principais escritores do naturalismo brasileiro, autor de O Cortiço.
1945 – A Força Expedicionária Brasileira (FEB) conquista Montese, importante rota de fuga para o exército alemão, na Segunda Guerra Mundial.

15 de Abril
1905 – Sessão de abertura do I Congresso Operário, no Rio de Janeiro.
1940 – Juscelino Kubitschek é nomeado prefeito de Belo Horizonte (MG).
1965 – Castelo Branco toma posse como presidente do Brasil com base no Ato Institucional nº 1.

16 de Abril
1866 – O exército brasileiro, após as primeiras batalhas, consegue invadir o território paraguaio. 1968 – Após uma semana de greve, metalúrgicos de Contagem (MG) conseguem 10% de reajuste salarial.
1984 – Realiza-se em São Paulo, o comício pelas Diretas Já!, reunindo 1,7 milhão de pessoas.

17 de Abril
1823 – Primeira reunião da Assembléia Constituinte, que meses depois seria dissolvida por d. Pedro I.
1996 – Confronto em Eldorado dos Carajás entre policiais e integrantes do MST deixa 19 mortos.

18 de Abril
1792 – Lavrada, no Rio de Janeiro, a sentença dos implicados na Inconfidência Mineira.
1945 – Promulgação do decreto-lei que cria o Instituto Rio Branco.
2001 – O Senado abre processo para investigar senadores envolvidos no escândalo da violação do painel eleitoral, tendo como conseqüência as renúncias de José Roberto Arruda e Antonio Carlos Magalhães.

19 de Abril
1648 – Primeira batalha dos Guararapes, em Pernambuco, entre tropas portuguesas e holandesas.
1882 – Nasce em São Borja (RS) Getúlio Vargas, líder da Revolução de 1930 e presidente do Brasil em duas ocasiões (1930 – 1945 e 1951 – 1954).

20 de Abril
1923 – Fundada no Rio de Janeiro a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira estação de rádio do Brasil.
1997 – Galdino Jesus dos Santos, índio pataxó, é incendiado enquanto dorme, em Brasília, por um grupo de jovens que alegam, em sua defesa, tê-lo confundido com um mendigo.

21 de Abril
1792 – Enforcado no Rio de Janeiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
1821 – Adoção da Constituição espanhola em caráter temporário, enquanto não vigora a nova Carta redigida pelas Cortes de Lisboa.
1960 – A capital federal é instalada em Brasília.

22 de Abril
1500 – A frota portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral chega à atual região de Porto Seguro, no Brasil.
1972 – Restos mortais de d. Pedro I são trazidos de Portugal para o Brasil e sepultados no Monumento do Ipiranga.

23 de Abril
1933 – A Ação Integralista Brasileira (AIB), organização inspirada no fascismo italiano, faz o seu primeiro desfile em São Paulo.
1946 – Polícia fecha sede do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e dispersa um comício no centro do Rio de Janeiro.

24 de Abril
1827 – João Caetano, um dos principais atores do Brasil no século XIX, estréia no teatro em Itaboraí (RJ).
1830 – Inauguração da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro.
1982 – Morre em São Paulo o historiador Sérgio Buarque de Holanda, autor de Raízes do Brasil, publicado em 1936.

25 de Abril
1767 – Nasce no Rio de Janeiro Luiz Gonçalves dos Santos, o Padre Perereca.
1775 – Nasce na Espanha, Carlota Joaquina de Bourbon, que seria rainha de Portugal e mãe de d. Pedro I.
1978 – Em sua 16ª Assembléia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reivindica o estado de direito e a libertação dos presos políticos.

26 de Abril
1500 – Celebrada por Frei Henrique de Coimbra a primeira missa no Brasil.
1821 – Parte do Rio de Janeiro a esquadra que conduziu d. João VI de volta a Portugal.
1935 – Lançado no Rio de Janeiro o jornal A Manhã, favorável à Aliança Nacional Libertadora (ANL), organização de orientação comunista e opositora ao governo Vargas.

27 de Abril
1872 – Abolida por d. Pedro II a cerimônia do beija-mão, em uso no Brasil desde a chegada do seu avô d. João VI.
1892 – Negado hábeas corpus aos 46 presos acusados de homenagear Deodoro da Fonseca, ex-presidente, que estava doente.

28 de Abril
1928 – Fundada no Rio de Janeiro, por iniciativa do compositor Cartola e outros sambistas, a escola de samba Estação Primeira de Mangueira.
1945 – Soldados alemães e italianos se rendem à Força Expedicionária Brasileira em Fornovo, na Itália.

29 de Abril
1754 – Ataque guarani, liderado por Sepé Tiaraju, ao Forte do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul.
1843 – Nasce na Paraíba, Pedro Américo, pintor, autor do quadro Independência ou Morte!, de 1888.
1945 – Rendição incondicional da 148ª Divisão de Infantaria Alemã ao 6º Regimento de Infantaria da FEB em Fornovo, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

30 de Abril
1825 – Executado no Recife, o padre Mororó, adepto da Confederação do Equador, de 1824, movimento contrário ao centralismo político de d. Pedro I.
1854 – Inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Mauá, a primeira construída no Brasil.
1897 – Nasce em Volta Grande (MG), Humberto Mauro, autor do filme O Descobrimento do Brasil, em 1937, inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha.

Nascidos em Abril

01 de Abril
Ali MacGraw, atriz norte-americana
Ana Maria Braga, jornalista e apresentadora brasileira
Debbie Reynolds, atriz norte-americana
Jane Powell, atriz e dançarina norte-americana
Milan Kundera, escritor tcheco
Otto Von Bismarck, líder político alemão
Toshiro Mifune, ator chinês

02 de Abril
Alec Guinness, ator britânico
Andrea Avancini, atriz brasileira
Emile Zola, escritor francês
Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês
Mauro Mendonça, ator brasileiro
Paulo Zulu, modelo brasileiro

03 de Abril
Alec Baldwin, ator norte-americano
Clarice Abujamra, atriz brasileira
Doris Day, atriz e cantora norte-americana
Eddie Murphy, ator norte-americano
Leslie Howard, ator britânico
Luís de Sttau Monteiro, escritor portuguê
Marlon Brando (foto), ator norte-americano
Maria Clara Machado, escritora e teatróloga infantil brasileira
Marsha Mason, atriz norte-americana
Maurício Mattar, ator e cantor brasileiro

04 de Abril
Anthony Perkins, ator norte-americano
Cazuza, cantor e compositor brasileiro
Dionísio Azevedo, ator brasileiro
Heath Ledger, ator australiano
Marguerite Duras, escritora francesa (nascida na Indochina)
Maria II de Portugal, rainha portuguesa nascida no Brasil
Robert Downey Jr, ator norte-americano

05 de Abril
Bette Davis (foto), atriz norte-americana
Carmem Silva, atriz brasileira
Gregory Peck (foto), ator norte-americano
Lizandra Souto, atriz brasileira
Peter Greenaway, cineasta britânico
Roger Corman, cineasta norte-americano
Spencer Tracy (foto), ator norte-americano
Thomas Hobbes, filósofo inglês
Vicente de Carvalho, poeta e contista brasileiro

06 de Abril
Cacilda Becker, atriz brasileira
Juan Alba, ator brasileiro
Nívea Stelmann, atriz brasileira
Rafael, pintor renascentista italiano

07 de Abril
Billie Holiday, cantora norte-americana
Francis Ford Coppola, cineasta norte-americano
Gabriela Mistral, escritora chilena
Jackie Chan, ator e cineasta chinês
James Garner, ator norte-americano
José de Almada Negreiros, pintor, poeta e escritor português nascido em São Tomé e Príncipe
Russell Crowe, ator neozelandês

08 de Abril
Dulce Pontes, cantora portuguesa
John Gavin, ator norte-americana
Mary Pickford, atriz norte-americana
Patricia Arquette, atriz norte-americana

09 de Abril
Charles Baudelaire, poeta francês
Dennis Quaid, ator norte-americano
Jean-Paul Belmondo, ator francês
Mazzaropi, ator brasileiro

10 de Abril
Noite Ilustrada, cantor e compositor brasileiro
Omar Sharif, ator egípcio
Max Von Sydow, ator sueco
Steven Seagal, ator norte-americano

11 de Abril
Emílio Ribas, médico sanitarista brasileiro
João I de Portugal, grão-mestre da Ordem da Avis, 10º rei de Portugal
Joel Grey, ator norte-americano

12 de Abril
Andy Garcia, ator cubano
Chico Anysio, ator e humorista brasileiro
Herbie Hancock, músico e compositor norte-americano
Montserrat Caballé, cantora lírica espanhola
Oswaldo Louzada, ator brasileiro
Raul Pompéia, escritor brasileiro
Walter Salles Jr, cineasta brasileiro

13 de Abril
Catarina de Médici, rainha da França nascida na Itália
Don Adams, ator norte-americana
Howard Keel, ator e cantor norte-americano
Ivone Lara, cantora e compositora brasileira
Samuel Beckett, escritor e dramaturgo irlandês

14 de Abril
Adrien Brody, ator norte-americano
Aluísio de Azevedo, escritor brasileiro
Humberto Martins, ator brasileiro
Julie Christie, atriz britânica nascida na Índia

15 de Abril
Claudia Cardinali (foto), atriz italiana
Elizabeth Montgomery, atriz norte-americana
Emma Thompson, atriz britânica
Fernando Pessa, jornalista português
Gabriela Duarte, atriz brasileira
Leonardo da Vinci, cientista e pintor italiano
Vida Alves, atriz brasileira

16 de Abril
Charles Chaplin, cineasta e ator britânico
Ellen Barkin, atriz norte-americana
Martin Lawrence, ator e diretor americano nascido na Alemanha
Peter Ustinov, ator britânico
Rita Ribeiro, atriz e cantora portuguesa

17 de Abril
Benedito Ruy Barbosa, novelista brasileiro
Louise Cardoso, atriz brasileira
Márcio Garcia, ator e apresentador brasileiro
Odete Lara, atriz e cantora brasileira
Olivia Hussey, atriz argentina
William Holden (foto), ator norte-americano

18 de Abril
Antonio Fagundes, ator brasileiro
James Woods, ator norte-americano
Jean-Baptiste Debret, pintor e desenhista francês
Márcia Haydée, bailarina clássica brasileira
Monteiro Lobato, escritor brasileiro
Rick Moranis, ator canadense

19 de Abril
Armando Bógus, ator brasileiro
Dudley Moore, ator britânico
Getúlio Vargas, ex-presidente brasileiro
Jayne Mansfield, atriz norte-americana
Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira
Manuel Bandeira, poeta brasileiro
Roberto Carlos, cantor e compositor brasileiro

20 de Abril
Adolf Hitler, ditador austríaco
Augusto dos Anjos, poeta brasileiro
Aurora Miranda, cantora brasileira
Barão do Rio Branco, personagem histórico do Brasil
Harold Lloyd, ator norte-americano
Jessica Lange, atriz norte-americana
Joan Miró, pintor e escultor espanhol
Míriam Pires, atriz brasileira
Rosa Lobato Faria, atriz e escritora brasileira
Ryan O'Neal, ator norte-americano

21 de Abril
Ana Lúcia Torre, atriz brasileira
Andie MacDowell, atriz norte-americana
Anselmo Duarte, ator e diretor brasileiro
Anthony Quinn,ator mexicano
Elizabeth II, rainha da Grã-Bretanha
Hilda Hilst, escritora brasileira
Marcel Camus, escritor francês
Mário Covas, político brasileiro

22 de Abril
Carlota Joaquina, princesa do Brasil e rainha de Portugal nascida na Espanha
Immanuel Kant, filósofo alemão
Jack Nicholson, ator norte-americano
Vladimir Lenin, político russo

23 de Abril
Herval Rossano, ator e diretor brasileiro
Lee Majors, ator norte-americano
Pixinguinha, compositor brasileiro
Sandra Dee, atriz norte-americana
Shirley Temple, atriz e diplomata norte-americana
William Shakespeare, escritor britânico

24 de Abril
Agildo Ribeiro, ator e comediante brasileiro
Barbra Streisand, atriz e cantora norte-americana
Canto e Castro, ator português
Jill Ireland, atriz norte-americana
Shirley MacLaine, atriz norte-americana

25 de Abril
Agostinho dos Santos, cantor e compositor brasileiro
Al Pacino, ator norte-americano
Ella Fitzgerald, cantora norte-americana
Janete Clair, novelista brasileira
Renée Zellweger, atriz norte-americana

26 de Abril
Eugène Delacroix, pintor francês
Ludwig Wittgenstein, filósofo e escritor austríaco
Mariana Ximenes, atriz brasileira
Morris West, escritor australiano

27 de Abril
Anouk Aimée, atriz francesa
Marisa Gata Mansa, cantora brasileira
Samuel F. Morse, norte-americano inventor do código morse

28 de Abril
Ann-Margret, atriz sueca
Antonio Salazar, político e ditador português
José Malhoa, pintor e desenhista português
Nair Bello, atriz brasileira
Oskar Schindler, empresário tcheco famoso por ajudar judeus perseguidos
Pénelope Cruz, atriz espanhola
Saddam Hussein, ditador iraquiano
Stênio Garcia, ator brasileiro

29 de Abril
Andre Agassi, tenista norte-americano
Celeste Holm, atriz norte-americana
Daniel Day-Lewis, ator irlandês
Duke Ellington, músico e compositor norte-americano
Hirohito, imperador japonês
Jerry Seinfeld, ator e humorista norte-americano
Michelle Pfeiffer (foto), atriz norte-americana
Nana Caymmi, cantora brasileira
Tom Ewell, ator norte-americano
Uma Thurman, atriz norte-americana
Vinícius Cantuária, cantor e compositor brasileiro
Zubin Mehta, músico e maestro indiano

30 de Abril
Bráulio Pedroso, dramaturgo e novelista brasileiro
Burt Young, ator norte-americano
Cloris Leachman, atriz norte-americana
Dorival Caymmi, cantor e compositor brasileiro
Floriano Peixoto, militar e ex-presidente brasileiro
Jill Clayburgh, atriz norte-americana
Kisten Dunst, atriz norte-americano
Ricardo Linhares, autor de novelas brasileiro
Willie Nelson, compositor e cantor norte-americano

Datas Comemorativas

01 de Abril – Dia da Mentira e Dia do Humorismo
02 de Abril – Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil
02 de Abril – Dia do Propagandista
03 de Abril – Dia da Verdade, Dia do Atuário e Dia do Desporto Comunitário
04 de Abril – Dia Nacional do Parkinsoniano
05 de Abril – Dia do Farmacêutico
05 de Abril – Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção
05 de Abril – Dia das Telecomunicações
07 de Abril – Dia do Corretor (Brasil)
07 de Abril – Dia do Jornalista no Brasil (fundação da Associação Brasileira de Imprensa ABI)
07 de Abril – Dia do Médico Legista (Brasil)
07 de Abril – Dia Mundial da Saúde
07 de Abril – Dia Mundial do Combate à Hipertensão
07 de Abril – Dia Mundial da Luta Contra o Fumo
08 de Abril – Dia do Correio
08 de Abril – Dia da Natação
08 de Abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer
09 de Abril – Dia Nacional do Aço
10 de Abril – Dia da Engenharia
10 de Abril – Dia do Engenheiro Metalúrgico
12 de Abril – Dia do Obstetra
13 de Abril – Dia do Beijo
13 de Abril – Dia dos Jovens
13 de Abril – Dia do Office-Boy
13 de Abril – Dia do Hino Nacional
14 de Abril – Dia Internacional do Café
14 de Abril – Dia da Tomada de Montese
15 de Abril – Dia Mundial do Desenhista
15 de Abril – Dia da Conservação do Solo (Brasil)
15 de Abril – Dia do Desarmamento Infantil
16 de Abril – Dia do Lions
16 de Abril – Dia da Voz
17 de Abril – Dia Internacional das Lutas Camponesas
17 de Abril – Dia da Botânica
17 de Abril – Dia Nacional de Luta Pela Reforma Agrária
18 de Abril – Dia Nacional do Livro Infantil
18 de Abril – Dia do Amigo
18 de Abril – Dia Internacional do Radioamador
19 de Abril – Dia do Exército Brasileiro
19 de Abril – Dia do Índio
20 de Abril – Dia do Diplomata
20 de Abril – Dia do Disco
21 de Abril – Dia de Tiradentes
21 de Abril – Fundação de Brasília
21 de Abril – Dia da Polícia Civil e Militar
21 de Abril – Dia da Latinidade
21 de Abril – Dia do Metalúrgico
22 de Abril – Descobrimento do Brasil
22 de Abril – Dia da Aviação de Caça
22 de Abril – Dia da Força Aérea Brasileira
22 de Abril – Dia Mundial do Planeta Terra
22 de Abril – Dia da Comunidade Luso-Brasileira
23 de Abril – Dia Mundial do Escoteiro
23 de Abril – Dia Nacional do Choro (estilo musical)
23 de Abril – Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor
23 de Abril – Dia Nacional da Educação de Surdos
24 de Abril – Dia Internacional do Jovem Trabalhador
24 de Abril – Dia do Agente de Viagem
25 de Abril – Dia do Contabilista (Brasil)
25 de Abril – Dia da Revolução dos Cravos (Portugal)
26 de Abril – Dia do Goleiro
26 de Abril – Dia Nacional da Prevenção e do Combate à Hipertensão
27 de Abril – Dia da Empregada Doméstica
27 de Abril – Dia do Sacerdote
28 de Abril – Dia da Educação
28 de Abril – Dia Nacional da Caatinga
28 de Abril – Dia da Sogra
29 de Abril – Dia Internacional da Dança
30 de Abril – Dia Nacional da Mulher
30 de Abril - Dia do Ferroviário
publicado por virtualia às 23:24
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. DOMINGO - GÊNESIS DE GAL ...

. RICARDO MACHADO VOLUME 2 ...

. CORRA E OLHE O CÉU - RICA...

. ÉOLO E OS VENTOS

. A NOITE, O CÉU, A LUA, AS...

. YESHUA BEN YOSSEF, O JUDE...

. O MONTE DOS VENDAVAIS - E...

. O MUNDO E A CRISE DO PETR...

. OVOS FABERGÉ - O ÚLTIMO E...

. O GRANDE CIRCO MÍSTICO - ...

.arquivos

. Janeiro 2015

. Maio 2010

. Março 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds